quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pequenos espaços, grandes jardins !!!

Todo texto e foto abaixo foi copiado daqui
Os comentários de cada foto foi analisado por mim.

Não é preciso morar numa área ampla para ter um jardim verdejante ao alcance das mãos e dos olhos, mesmo nos grandes centros urbanos. “Com a verticalização das cidades, surgiu uma demanda para o paisagismo em pequenos espaços, principalmente em apartamentos. Além das sacadas, recorremos aos vasos para alegrar os ambientes internos”, dizem as paisagistas Luciana e Ana Clarissa Wolff.
 Aparentemente quanto menor o projeto, menos trabalho. Mas não é bem assim, pois desenvolver soluções para espaços reduzidos pode ser mais complicado do que se imagina. “O maior desafio é trazer a estética sem tirar a funcionalidade do local e não deixá-lo intransitável”, afirma o paisagista Eduardo Luppi.

Para que a iniciativa não seja frustrada é essencial tomar alguns cuidados básicos. O primeiro deles é a seleção das espécies corretas, etapa fundamental para o sucesso da área verde. “Evite plantas com sistema radicular agressivo, como o Ficus benjamina, porque suas raízes crescem muito e quebram os vasos”, revela a paisagista Paula Magaldi.
Outro ponto determinante são as condições climáticas do local, principalmente insolação e ventilação. “É preciso verificar a incidência de luz natural para definir a disposição das plantas e dos espaços. O mesmo ocorre com a intensidade de ventos, uma vez que elas têm capacidades de resistência diferentes”, ensina o paisagista Sergio Santana.
Aproveite bem a área livre
Depois de escolher os exemplares, é hora de estudar as melhores alternativas para aproveitar a área disponível. Uma delas, de acordo com Paula, é optar por vasos altos. “Eles têm diâmetro menor e oferecem um visual impactante, além de destacar as espécies”.
Na lista de opções, ainda há espaço para prateleiras, jardins verticais e vasos dispostos na parede. “São boas sugestões para metragens enxutas, pois liberam espaço para a circulação”, conta Luppi.
Na decoração, vale apostar em detalhes, como bancos, futons, fontes e espelhos d’água. “Esses complementos fazem uma enorme diferença para compor a identidade do paisagismo. Mas lembre-se, eles precisam estar em sintonia com o estilo e a volumetria da casa”, diz Luciana.
E não esqueça de caprichar na iluminação, característica que valoriza o projeto. “Ela é fundamental, deve destacar a vegetação e clarear os ambientes criados de maneira adequada e confortável ao morador”, afirma Santana.


O próximo passo é olhar ao redor e identificar o local mais apropriado para receber o novo jardim. Afinal, plantas e flores são sempre bem-vindas em qualquer espaço, seja ele de grande ou pequena proporção.
Veja algumas opções de jardins pequenos e bem planejados.
 Um cantinho que você não dá nada pra ele, uma solução simples e de certa forma barata e de fácil manutenção, pois todas as espécies usadas nesse jardim requer pouca rega e quase nada de poda.


 Já nesse outro, foram usados jardim suspenso e dois vasos de parede de fibra de coco que deu um toque especial num espaço que ficaria apenas o muro.

 Para quem não tem espaço mas tem uma prateleira que poderia ser jogada fora, tai uma solução de muito bom gosto. Varios tipos de plantas e flores distribuidos harmonicamente na prateleira. Em uma prateleira poderá também usa-la como uma horta com plantas arotáticas e comestíveis como moranguinho e tomate.

 Outro exemplo bem simples de horta. Feitos em vasos de barro distribuidos sobre uma mesa ou um canto da casa.

 Nesse caso percebe-se ser uma sacada de prédio residencial. Vasos com Yuca e lança de são jorge ao fundo.

 Nesse foram usados vasos com pata de elefante em cima de um suporte com seixos.

 Já nesse caso, o proprietário fez uma bica em um painel de madeira, provavelmente de demolição com caida da água em vasos de barro. Pra quem não quer o painel ou não tem dinheiro pra mandar faze-lo, fica a idéia de apenas o pequeno jardim com vista pra sala de estar.

Olha que bacana esse espaço. Um lugar que ficaria totalmente sem graça caso não tivesse esse jardim.
Agave
Alpínia vermelha
Aroeira
Asplênio
Ardísia
Azaleia
Babosa-de-pau
Bambu-mossô
Bela-emília
Buxinho
Calateia
Camélia
Chamaedória elegante
Clúsia
Dracena
Dracena-bambu
Eugênia
Estrelítzia
Flor-de-coral
Fórmio
Helicônia-pêndula
Ipê-de-jardim
Jabuticabeira híbrida
Lágrima-de-cristo
Lança-de-são-jorge
Lírio-da-paz
Maranta
Palmeira-fênix
Palmeira-ráfia
Palmeira-véitia
Pândano-rasteiro
Pata-de-elefante
Papiro
Pleomele
Plumeria
Romãzeira
FICA A DICA !!
BJSS E ATÉ A PRÓXIMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário