terça-feira, 29 de novembro de 2011

PLANTA DA SEMANA : BEIJO TURCO (IMPATIENS WALLERIANA)

Essa semana vou falar sobre o beijo turco (impatiens walleriana). É uma flor muita bonita que não exige tantos cuidados, mas é muito exigente quanto a rega. Suas folhas são macias, caule suculentos e flores grandes e apresenta uma variedade de cores como: vermelha, coral, rosa, laranja e branca. Gosta de solo úmido e aprecia o calor, quando há sol intenso sobre as flores, ela acaba murchando, mas assim que o sol baixar, basta apenas umidece-las que voltam a mostra-se belas novamente.
O solo deve ser rico em matéria orgânica, úmido (como já disse) e podem ser cultivadas a meia sombra.
Essa planta fica muito bem em vasos, dando um ar de alegria ao ambiente por causa das suas ricas cores, ficam bem também como bordaduras de jardins ou torneando por exemplo uma arvore, cicas e até coqueiros e palmeira. Nos jardins, podem ser plantadas como maciços dando uma cor numa paisagem de total verde.
Deve-se ser podadas a cada ano quando suas flores se apresentarem em menos quantidades ou estiverem menos vistosas. Em relação a adubo, prefira com formulação rica em P (NPK  8-14-10) pois o P (potássio) favorece a floração !
Segue abaixo alguma formas de cultiva-las, lembrando que todas as imagens foram salvas da internet e cada uma delas estão com seus devidos créditos !

formando um leque de cores vivas

em floreiras ou vasos

variedades de cores 

flores grandes e vivas 

usada como bordaduras ou torneando outras plantas ou palmeiras
Espero que tenham gostado e até a proxima  !!!!

bjs a todos

2 comentários:

  1. Oi, vc está certa quanto a Impatiens ser favorecida pelo P, mas P de Fósforo e não de Potássio. ; )

    ResponderExcluir
  2. Oi, vc está certa quanto a Impatiens ser favorecida pelo P, mas P de Fósforo e não de Potássio. ; )

    ResponderExcluir